fbpx

Quinteto Vina Lacerda

Formado por Vina Lacerda (percussão), André Prodóssimo (violão/baixo), Victor Gabriel Castro (sopros), Julião Boêmio (cavaquinho) e André Ribas (acordeão) o grupo passeia por diversos estilos e gêneros da música instrumental do mundo, tendo um repertório que mistura o chamado brazilian jazz com temas da música instrumental europeia, latina americana e composições de artistas curitibanos. Uma viagem pelo repertório que se liga pelas fronteiras continentais terrestres e transatlânticas.

Pandeirada Orquestra

Pandeirada Orquestra é um projeto dedicado ao ensino da música e da percussão brasileira. O projeto nasceu no período de confinamento imposto pela pandemia do COVID-19, juntando alunos de duas instituições de ensino de música. Com três produções em ambiente virtual, o Pandeirada Orquestra estreia dentro do FIP Curitiba Edição Especial ao lado de um quinteto de músicos de referência na cena musical curitibana. Dirigida pelo músico Vina Lacerda, a orquestra pretende trabalhar o repertório presente no cancioneiro popular e os diversos ritmos brasileiros, conectando pessoas através das experiências ligadas à performance musical. O concerto conta a participação especial de Seu Valdemar, Vadeco @vadeco e Mari Castro @a.marian.castro

LaPercuTório

Formado por Vina Lacerda, Leonardo Gorosito, Luís Fernando Diogo, Camila Cardoso e Luiz Rolim, o grupo funciona como um laboratório de intercâmbio e estudo em música. Tendo como proposta o desejo de apresentar uma abordagem da música através da percussão, o grupo reúne músicos atuantes no ambiente da música de concerto e da música popular, apresentando um repertório acessível à todos os públicos. Para o concerto do FIP Curitiba Edição Especial, o grupo conta com a participação especial de Rafael Alberto, percussionista chefe da orquestra sinfônica de Minas Gerais. O concerto “Porandubas Percutidas” narra de modo não explícito uma história através de peças que ilustram o desenvolvimento da percussão através dos tempos, com obras de compositores renomados e outras de integrantes do grupo.

Rafael Alberto

Rafael Alberto é músico do DESVIO, compositor e chefe de naipe da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Foi integrante da Stony Brook Symphony Orchestra e do Contemporary Chamber Players, grupo especializado em música da segunda metade do século XX e XXI. Participou também do Grupo Piap – grupo de percussão da Unesp, e atuou como músico convidado da Amazonas Filarmônica e do Percorso Ensemble, com o qual gravou o álbum Música Plural. É um dos grandes expoentes da percussão no Brasil, atuando como performer, compositor, arranjador e educador.

Matheus Vicari

O músico, educador e fundador da escola @ocourofala traz ao FIP Curitiba Edição Especial uma série de oficinas de musicalização no Lar Infantil Sol Amigo, instituição de amparo a crianças fundada pelo casal Antonio Augusto e Marta Ortiz. As oficinas pretendem aproximar as crianças das manifestações populares presentes no Brasil e dos ritmos brasileiros através do pandeiro, logotipo da música nacional.

Leonardo Gorosito

Timpanista da Orquestra Sinfônica do Paraná, possui Bacharelado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Mestrado em Percussão pela Yale University onde também concluiu seu Diploma de Artista. Ao lado de Rafael Alberto compõe o DESVIO, duo de percussão que desenvolve a música de câmara brasileira através de seus concertos e composições autorais. é integrante do grupo LaPercuTório e desenvolve extenso trabalho como músico, arranjador e compositor.

YouTube